1º Grande Encontro de Comunicação cumpre seu papel de difundir conhecimento, networking e trocar experiências

publicado em:11/04/22 8:51 AM por: ascomacipa Notícias

Literalmente, um grande encontro. Com troca de experiências, informações e confraternização. Assim, pode ser definido o 1º Grande Encontro de Comunicação do Tocantins, realizado na noite de quinta-feira, 7 de abril, no auditório do Palácio Araguaia.

Em homenagem ao Dia do Jornalista, celebrado na mesma data, o evento lotou o auditório para as palestras com o publicitário e radialista César Rosa e com o jornalista, radialista e apresentador Hermano Henning. Promovido pela Associação Comercial e Industrial de Palmas (ACIPA)e o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Tocantins (Sindjor), o evento teve os seguintes parceiros: Federação das Rádios Comunitárias do Tocantins (Farcom), Associação dos Veículos de Comunicação do Tocantins (Avecom), Governo do Tocantins e SEBRAE.

Para o presidente da Associação Comercial e Industrial de Palmas (ACIPA), Joseph Madeira, foi também uma oportunidade de rever os colegas e usar a voz para falar em nome da categoria. “O jornalista tem papel social importante, um papel também de transformação, por meio de suas coberturas. E, depois de uma longa pandemia, que exigiu tanto de todos e, principalmente, dos jornalistas que estavam nas trincheiras da notícias, proporcionar um encontro como este é dar um respiro para os colegas. Foi um momento lindo de partilha e aprendizado”, destacou.

Já a presidente do Sindjor, Alessandra Bacelar, enalteceu a iniciativa e frisou a participação dos profissionais no evento. “Conseguimos mais de 250 pessoas no auditório o que é uma grande conquista, muitos colegas se voluntariaram e isso mostra nossa força, nossa união e dedicação à profissão”, disse. A presidente destacou ainda a proposta da Acipa em fazer a homenagem. “Queríamos estar juntos neste dia e foi muito especial”.

Projeto Jornalista Empreendedor
Na ocasião, o Sebrae e o Sindjor assinaram um termo de cooperação técnica do projeto Jornalista Empreendedor – uma agenda de capacitações voltadas para as principais demandas dos profissionais e futuros jornalistas acerca de diversos temas contemporâneos da comunicação, com foco nas tendências do mercado. O diretor superintendente do Sebrae, Moisés Gomes, anunciou, ainda, o lançamento da 8ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo, previsto para o dia 25 de abril. “O Sebrae se preocupa com todos os segmentos que compõem a sociedade. Jornalistas, empresários e poder dar nossa contribuição à categoria é muito gratificante”, disse.

Palestrantes agradecem
César Rosa, que falou à tarde sobre sua experiência no rádio, e Hermano Henning, palestrante da noite sobre suas coberturas como correspondente internacional, agradeceram ao convite. “Foi gratificante porque falei de momentos da minha vida, um momento de trocar ideias. Minha dica para os profissionais é: faça as coisas com amor. Mas só amor não enche barriga, então é preciso lutar para ser bem remunerado e recompensado”, afirmou.
Já Hermano Henning salientou a importância da palavra para o profissional de imprensa. “A palavra não pode ser banalizada ou minimizada. Ela precisa ser respeitada, principamente por nós, que fazemos o jornalismo. É preciso o emprego correto e dar à palavra o peso que ela tem”, afirmou.

Avecom e Farcom
Para o presidente da Associação dos Veículos de Comunicação (Avecom), Márcio Rocha, o evento cumpriu seu papel. “Foi bem estruturado, e trouxe ao Tocantins dois palestrantes de peso. Além disso, foi um momento de trocar experiências entre vários profissionais, desde os mais tarimbados, passando pelos recém-formados e até os estudantes de jornalismo.”, avaliou.
O presidente da Federação das Rádios Comunitárias (Farcom), Geraldo Freitas, também avaliou positivamente o encontro. “Foi uma agenda positiva e tivemos uma participação efetiva das rádios comunitárias, que são instrumentos importantes para a comunicação no Tocantins, pois elas chegam onde outros veículos não estão. Agradecemos a iniciativa e ficamos honrados em fazer parte”.