Em reunião nacional, movimento Unidos Pela Vacina destaca atuação do Tocantins
O encontro virtual ocorrido no final da quinta-feira, 8, reuniu mais de quinhentas pessoas, entre empresários e representantes de instituições, para apresentar o desenvolvimento do movimento Unidos Pela Vacina pelo país. Tocantins e Pará foram apresentados como cases de sucesso por serem os primeiros estados a concluírem o levantamento de dados e, com isso, receberem o amadrinhamento de duas grandes empresas, um em cada estado, que disponibilizarão os equipamentos solicitados pelas secretarias de saúde.
O primeiro contato da entidade, representada pelo seu presidente, Joseph Madeira, ocorreu em 24 de fevereiro, a partir de então uma força de trabalho conjunta foi criada para que a campanha obtivesse os resultados esperados. “Passamos por um processo rápido e eficaz graças às parcerias estabelecidas e ao auxílio da coordenação nacional. A soma de propósitos permitiu este resultado e nos aproxima cada vez mais da vacinação de todos os tocantinenses”, afirma o presidente.
União e ação coletiva – Madeira compartilhou informações sobre as particularidades da campanha no estado. De acordo com ele, a primeira atividade foi mapear as necessidades estruturais dos municípios em busca do cenário ideal para a conservação dos insumos. Na segunda etapa, ocorreu a retomada do contato para identificar a quantidade de itens, o que possibilitará o atendimento das demandas pela empresa que adotou os 139 municípios.
Suporte – Na organização local participam o Grupo Mulheres do Brasil, Acipa, e após estabelecerem parceria, Associação Tocantinense de Municípios (ATM) e Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins (COSEMS). O prestígio destas instituições junto às prefeituras justificam o levantamento de dados em tempo recorde.