Grupo Jorima recebe último Café com Empresário do ano e abre diálogo sobre ICMS com dois secretários do Estado

publicado em:13/12/19 5:21 PM por: ascomacipa NotíciasNotícias

Grupo Jorima recebe último Café com Empresários do ano e abre diálogo sobre ICMS com dois secretários de Estado

Na pauta, três medidas provisórias do Governo do Estado que propõem mudanças nas alíquotas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS); um documento único será elaborado pelos empresários e apresentado como sugestão para o Governo

A 27ª edição do Café com Empresários, última de 2019, foi realizada nesta sexta-feira, 13, no Grupo Jorima, localizado no setor Industrial de Palmas. Marcado pela integração entre diretoria da Associação Comercial Industrial de Palmas (ACIPA) este Café teve ainda um ingrediente especial: o diálogo franco e aberto entre a classe empresarial e os secretários de Estado, Tom Lyra, da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (SICS); e Sandro Henrique Armando, da Secretaria da Fazenda e Planejamento.

Na pauta, três medidas provisórias do Governo do Estado que propõem mudanças nas alíquotas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Para o presidente da ACIPA e CEO do Grupo Jorima, anfitrião do Café, Joseph Madeira, a preocupação dos empresários é com a carga tributária excessiva, mas o diálogo pode ser um caminho eficaz para solucionar o problema. “A vinda dos dois secretários mostra a disposição do Governo do Estado em atender o chamado dos empresários, em ter um canal aberto de diálogo que é, inclusive, transparente, e por isso agradecemos imensamente”, disse Madeira.

MPs de alíquotas – A medidas provisórias  dizem respeito a ajustes nos percentuais de benefícios aos atacadistas e também da carga tributária sobre a carne e o gado vivo. De acordo com o secretário da Fazenda, elas buscam uma justiça fiscal.

“O objetivo é equiparar um pouco algumas categorias, não só nas questões internas, mas algumas questões regionais e com isso, buscar um pouco mais de receita para o estado. Não estamos mirando o tributo, nós estamos diminuindo alguns benefícios fiscais para as empresas que têm. Estamos fazendo um equilíbrio, uma paridade fiscal”, frisou.

Segundo ele, o governo está aberto ao diálogo nesses casos e aguarda uma proposta dos empresários porque o objetivo maior é o desenvolvimento econômico do estado.

Sugestões – O  presidente da Associação de Materiais de Construção (ACOMAC), Juliano Meurer, destacou a preocupação da categoria com essa medida e sugeriu correções no texto para que os empresários tocantinenses não percam espaço para os de fora. “Nós precisamos de competitividade, temos concorrido com muitos atacados de Brasília, concorrência de grandes atacadistas que tem benefícios fora e concorrem aqui também, então pensamos na nossa empresa e geração de emprego aqui, tudo isso gera um impacto muito grande na ponta, por isso algumas questões podemos repensar juntos e ter esse diálogo aberto”, disse.

Documento único – Durante a reunião, ficou acordado que todas as entidades presentes – Acipa, CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas de Palmas), ACOMAC (Associação de Materiais de Construção), ADAT, Fercomercio, entre outras, vão elaborar um documento único com as propostas da classe empresarial ao Governo do Estado, com o objetivo de contribuir para as medidas provisórias apresentadas.

Indústria e Comércio – O secretário de indústria e Comércio colocou-se à disposição do empresariado. “Queremos ter ideias e soluções em conjunto com os empresários, é a oportunidade de avançarmos juntos. Estamos passando por essa transição e nos próximos três anos vamos dobrar a capacidade de emprego e de investimento dos empresários, isso é do interesse do governador Mauro Carlesse”, destacou Lyra.

Participantes – Também participaram desta edição os diretores da ACIPA, presidente da CDL, Silvan Portilho, os ex-presidentes da ACIPA, Charles Seixas, e Carlos Humberto Lima, o deputado federal, Eli Borges, entre outras autoridades.

A última modificação foi feita em:abril 1st, 2022 as 15:08