logo

Presidente e diretor da ACIPA são homenageados pela Câmara Municipal de Palmas

publicado em:10/10/19 2:55 PM por: ascomacipa Notícias

Sessão solene do Dia do Nordestino homenageou 80 pessoas que migraram Tocantins vindos dos estados do Nordeste; Joseph Madeira e João Afonso estão entre os 30% de maranhenses que ajudaram a construir o Tocantins

Em comemoração ao Dia do Nordestino, celebrado dia 8 de outubro, a Câmara Municipal de Palmas homenageou, nesta quinta-feira, 10, 80 nordestinos que migraram para o Tocantins e ajudaram a construir o Estado. Entre os agraciados com diploma e medalha, está o presidente da Associação Comercial e Industrial de Palmas (ACIPA), Joseph Madeira, que chegou no Tocantins no 29 de abril em 1994, vindo de Penalva (MA).  “Vim para cá, como muitos, em busca de um emprego, dormi a primeira noite no banco da rodoviária. Jornalista que sou, fui em busca de trabalho e minha primeira matéria foi na ACIPA. Hoje, 25 anos, depois no desenho que só as mãos poderosas de Deus são capazes de fazer, aquele jovem que foi lá em busca de emprego está na honrosa condição de presidente”, disse.

Madeira complementou: “Homens e mulheres não são definidos pelo lugar de seu nascimento, nem pela cor da pele, mas pelo tamanho da esperança”, destacou. A entrega foi feita pelo vereador Moisemar Marinho.

Além do presidente, outro membro da ACIPA foi homenageado na ocasião. O diretor do Conselho Fiscal, João Afonso Carvalho Ferreira, também maranhense de Barão de Grajaú, chegou em Palmas em 2000. “Vim visitar a cidade em 1999 e gostei. Vim por opção, morava em Cuiabá e decidi viver meus dias aqui, depois da aposentadoria”, afirmou. Ele recebeu a homenagem das mãos do vereador Adão Índio.

A sessão é resultado de um requerimento do presidente da Câmara Municipal, vereador Marilon Barbosa. “O Brasil não vive sem o Nordeste, me sinto nordestino porque sou nortista. Gosto da cultura, das paisagens, do povo nordestino. Por isso hoje fico alegre de fazer essa homenagem”, destacou.

Também participou da solenidade, o diretor da ACIPA, do Shopping do automóvel, Gleidson Ricardo Torres.

Nordestinos são maioria  – Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), oito estados brasileiros são responsáveis pela povoação do Tocantins, quatro deles são da região Nordeste.  Em primeiro lugar está o Maranhão, com 30% das imigrações; em segundo, Piauí; em terceiro, Ceará; em quarto, a Bahia.

A sessão teve apresentação da Orquestra Sanfônica, com a música “Asa Branca” (Luiz Gonzaga), e do  músico pernambucano,  Daniel Gouveia, que cantou “Asa Branca” e “Tocando em frente” (Almir Sater).

O presidente da Nação Nordestina, Walter Simões Nobre, colaborou na organização do evento. “Joseph Madeira é um grande amigo, empresário,  porreta que representa os maranhenses com muito orgulho. Até agora já tivemos 582 homenageados, entre eles, governadores, deputados, prefeitos, comerciantes, jornalistas, vereadores, empresários”, ressaltou. Segundo ele, da população de Palmas,  mais 43% são nordestinos.





Comentários



Adicionar Comentário




8 − três =