Presidente da ACIPA apresenta balanço da FENEPALMAS: “honramos compromissos e deixamos saldo positivo”, afirmou

publicado em:9/10/19 8:37 AM por: ascomacipa NotíciasNotícias

Durante reunião mensal da diretoria da Associação Comercial e Industrial de Palmas (ACIPA), nesta terça-feira, dia 8, o presidente da Associação, Joseph Madeira apresentou o balanço da FENEPALMAS 2019 e comemorou os resultados. “A feira foi um sucesso. Honramos compromissos e deixamos um saldo positivo”, afirmou. Segundo ele, o governo do Estado foi o único a dar aporte financeiro, além do apoio operacional – com oito estantes. Dos 104 estantes, 74 foram vendidos e 25 deles eram de parceiros institucionais. “Conseguimos ter lucro de 50%”, destacou. De acordo com o presidente, os recursos serão usados em benefício da Associação.

“O resultado foi excelente, tanto no grau de satisfação dos expositores, quanto na inserção dos pequenos empresários, microempreendedores e startups, neste mercado. Mas também ganhamos porque conseguimos um saldo positivo”, frisou.

O presidente salientou que, há um processo judicial da feira anterior, que a atual diretoria está empenhada em quitar.

Na ocasião, também foi apresentada a prestação de contas do mês de setembro da ACIPA pelo diretor financeiro, Ronã Rodrigues dos Santos.

Proposta de redução de tributos – A deputada Claudia Lelis (PV) participou da reunião para convidar os empresários e a diretoria da ACIPA para participarem de uma audiência pública na próxima quinta-feira, 10, às 14 horas, na Assembleia Legislativa. Na pauta do evento, a carga tributária de micro e pequenas empresas do Tocantins. A proposta é discutir a redução do subsídio e da complementação de alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).  “Hoje o empresário compra a mercadoria e paga o ICMS antecipado, os produtos não são vendidos e não há capital de giro. Acaba ficando no prejuízo”, esclareceu a deputada.

Projeto de incentivo ao esporte – Ainda na reunião, o presidente da Federação Tocantinense de Vôlei, Ricardo Abalem, apresentou a proposta para um projeto de lei que institui incentivos fiscais a empresários que patrocinem e apoiem eventos de esportes.  O texto está em tramitação na Assembleia Legislativa e, a intenção, é que ele seja reapresentado.  “Os esportes ajudam na educação de crianças e jovens e os afasta dos vícios”, disse Abalem.  O diretor administrativo do Grupo Ricanato, Ricardo Ricanatto reforçou o pedido. “A aprovação dessa lei vai proporcionar que quem goste de esporte possa ajudar sem que isso saia do próprio caixa, se aprovarmos este ano já valeria para o ano que vem, o que seria ótimo”, destacou. Segundo ele, os estados vizinhos ao Tocantins já adotaram esta lei. A deputada Claudia Lelis se comprometeu a analisar o projeto para reapresentá-lo em momento oportuno.

FOTOS: Miller Freitas/Divulgação