Boas práticas na produção de alimentos é tema de capacitação para microempreendedores da Capital

publicado em:28/03/19 10:43 AM por: dix@admin Notícias

A Associação Comercial e Industrial de Palmas (Acipa) capacitou, na noite desta quarta-feira (27), a primeira turma no curso “Boas práticas de fabricação de alimentos para microempreendedores individuais (MEI’s),” realizado, no auditório da entidade, como parte das ações da nova diretoria e com a finalidade de fortalecer o pequeno empresário da Capital.
De acordo com a engenheira de alimentos e diretora do Microempreendedor Individual (MEI) da Acipa, Dark Luiza dos Santos Neto e Souza, o objetivo da capacitação é minimizar o risco de doenças transmitidas por meio de alimentos contaminados. “É uma exigência da RDC 216 – Resolução da Agência Nacional de Vigilância (Anvisa) – que todos os manipuladores de alimentos sejam capacitados em boas práticas de manipulação”, explicou a diretora.
O objetivo também é que com o curso os pequenos empresários possam cadastrar-se como MEI’s no ramo de alimentos.
O empresário, Elias de Sousa Vieira, trabalha em empresas que realizam terra planagem desde 1985, somente na última, foram 20 anos dedicados. Mas segundo ele, a área é muito instável e por isso quer ser vendedor ambulante de água de coco. “A capacitação é importante para sabermos como tudo funciona e fazermos nosso trabalho dentro da legalidade e se não tirarmos o alvará fica sempre aquele medo da fiscalização”, disse Vieira, otimista de que o seu negócio será próspero. “O intuito é pegar o alvará e já sair para a rua, porque mesmo com toda adversidade o brasileiro é valente”, finalizou.
Parceria
A capacitação nasceu, por meio de convênio, firmado entre o curso de Engenharia de Alimentos da Universidade Federal do Tocantins (UFT), a Vigilância Sanitária de Palmas (Visa) e a própria Acipa. “Realizar a capacitação, na Acipa, significa valorizar esses futuros empresários”, destacou o presidente da associação, Joseph Madeira, que também esteve presente na abertura do evento.
O presidente da instituição tem como bandeira principal desta sua gestão o lema “Acipa para todos”, e quer através destas iniciativas aproximar todos os empresários de Palmas à entidade. “Queremos que todos os empresários se sintam acolhidos dentro da Acipa, sem exclusão”, finalizou.

A última modificação foi feita em:abril 16th, 2019 as 15:18