logo

ACIPA participa do lançamento de Mapeamento do Ecossistema de Inovação em Porto Nacional

publicado em:8/02/24 2:31 PM por: ascomacipa Notícias

A Associação Comercial e Industrial de Palmas (ACIPA), prestigiou, no dia 06, em Porto Nacional, cidade localizada a 60 km de Palmas, o Workshop de Mapeamento do Ecossistema Local de Inovação. O evento aconteceu na unidade do Sebrae e faz parte do programa Cidade Empreendedora que tem o objetivo de criar um processo participativo para a implementação do Ecossistema de Inovação do município. A ideia é reunir universidades, associações, poder público, empreendedores e demais instituições estratégicas para formar um ecossistema contemporâneo.

O diretor de Mercado e Empregabilidade da ACIPA, Leonardo Maximiano, representando o Presidente Joseph Madeira, acompanhou o evento que teve a participação das entidades, ACISA-PN (Presidente, Wison Neves), Sebrae-TO , (Diretor Técnico, Rogério Ramos), Prefeitura de Porto Nacional (Secretário de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo, Saulo Pereiro), UFT, IFTO, Prefeitura de Paraíso do Tocantins e demais entidades e parceiros convidados.

Para o diretor técnico do Sebrae Tocantins, Rogério Ramos, que abriu o workshop, a inovação se faz presente em todos os setores e segmentos que se possa imaginar. Desde nossas vocações ao Agronegócio, Turismo, Gastronomia, quanto nas demais atividades do comércio e dia a dia das pessoas. Fomentar e disseminar ações como a do Mapeamento do Ecossistema local de Porto Nacional traz um resultado de coesão e aprimoramento dos entes que participam e consequentemente um avanço econômico e empreendedor na região.

O Secretário de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo da Prefeitura de Porto Nacional, Saulo Pereiro, representando o Prefeito Ronivon Maciel, salientou que quando se pensa em conjunto, se dedica em prol da melhoria e implementação de objetivo comuns, quem ganha é a população, a economia e a oxigenação da região. Ações assim são incentivadas pela gestão e devem ser priorizadas.

O Diretor da ACIPA, Leonardo Maximiano, acredita que quando o mercado, setor publico e instituições de ensino pensam o desenvolvimento econômico e social em parceria com entidades como o Sebrae e demais, o crescimento e surgimento de novas empresas inovadoras faz com que a geração de oportunidades e empregos seja maior e com mais assertividade. Ao identificar as vocações e as particularidades do município, podem ser promovidas ações de fortalecimento de capacitações, qualificações, novos cursos e especializações de ensino técnico, superior, fazendo com que haja uma melhora nas contratações, criação de novos cargos e funções e novos empreendedores.
A ação favorece à inovação das empresas e multiplicará ações que fortaleçam o empreendedorismo local, consolidando uma cultura de cooperação que torne a economia de Porto Nacional ainda mais competitiva.





Comentários



Adicionar Comentário




17 − nove =